quinta-feira, 18 de junho de 2015

Pequeno léxico Hiper-Liberal

imagem sugestiva de Mestre Wilson, sobre a globalização
(
http://mestrewilsoncorreia.blogspot.pt/)
EXPRESSÕES DE CARÁCTER NEO-FASCIZANTE 

MERCADO(S) - Artigo indefinido com que se pretende designar a volatilidade e falta de regulamentação legal com que as mais diversas entidades económicas ou financeiras se movimentam, manipulam impunemente preços, e todo o tipo de negócios que, de um modo global , afectam a economia do Planeta.

COMPETITIVIDADE- Adjectivo qualificativo aplicável quer a empresas , quer a países, que se caracteriza pelo esmagamento dos custos de produção, exclusivamente à custa da exploração desenfreada dos trabalhadores, quer em termos de contratuais (com horários absurdos) ,quer através da retribuição com miseráveis massas salariais.

FLEXIBILIDADE- Quase sempre sinónimo de PRECARIDADE- refere-se a um sistema sem qualquer espécie de regras  de protecção laboral , social ou contrato de trabalho. Em suma pode-se despedir, alterar horários ou funções de trabalhadores, pagando preferencialmente o ordenado-mínimo.

REFORMA- Trata-se sempre de um ataque a um qualquer sector ou classe profissional. Tem sempre como objectivo um corte nos honorários e regalias dos visados, quando não consegue atingir o maior nº possível de despedimentos.

CONSENSO (partidário)- Negociata profundamente anti-democrática, que visa aprovar legislação anti-social que, nenhum dos partidos em questão teria coragem de anunciar como sua, com medo da reacção dos eleitores. É a partir destes golpes-sujos, que se atacam reformas e direitos adquiridos, tentando sempre engeitar a paternidade da “medida”

PROCESSO DE AJUSTAMENTO- Trata-se de um processo diabólico e meticuloso, para empobrecer uma parte importante de um povo ou uma região, mantendo (ou mesmo aumentando as regalias e proveitos da clique dominante- normalmente atrelada à Agiotagem que lidera o Processo
.
INQUÉRITO RIGOROSO- É pomposamente anunciado sempre que um determinado acontecimento provoca algum tipo de alarme social. Quase invariavelmente não produz uma única conclusão útil para o esclarecimento do assunto, servindo apenas para contaminar e fazer desaparecer qualquer eventual vestígio que não tivesse sido apagado. Exemplo: os sucessivos inquéritos à violação sistemática do segredo de justiça

PRIVATIZAÇÃO- Acto de vender ao desbarato qualquer empresa LUCRATIVA do sector público. Normalmente é previamente desvalorizada pela tutela, para facilitar o baixo preço com que se pretende transacionar, salvaguardando no entanto (entre outros “assuntos”, futuras colocações nas respectivas administrações, vide EDP, REN etc.

PARCERIA PÚBLICO PRIVADA- É a outra face da moeda da PRIVATIZAÇÃO, pois aplica-se apenas a empresas deficitárias do sector público. Nestes casos, a Administração Central garante a sua responsabilida futura por uma boa parte das despesas ou eventuais perdas de receitas, deixando as receitas inteiramente para o Parceiro Privado.



Sem comentários:

Enviar um comentário